Pensamento para ajudar a emagrecer funciona mesmo?
Nossos pensamentos afetam diretamente na maneira como nos sentimos ou nos comportamos.
Da mesma forma, nosso comportamento afeta nossos modelos de pensamentos e emoções. Por isso é sempre bom procurar ter um bom pensamento para emagrecer.
Esses são dois pré-requisitos que direciona para fazer uma intervenção em uma clínica psicológica para mudar o comportamento de uma pessoa, em particular, o comportamento no campo da sua nutrição.
Eu penso, então sinto e me comporto. Bom, bem simples, não é? Para esse conjunto de pensamentos, emoções e comportamentos envolvidos na alimentação, damos o nome de “comportamento alimentar” (como nos alimentamos), e sua modificação ocorre quando ocorrem mudanças no modo em que pensamos.
Em outras palavras, a qualidade dos pensamentos contribui, acima de tudo, para o sucesso no processo de mudança do nosso comportamento alimentar. Então tenha sempre o pensamento para emagrecer!
Mas Por Que Mudar os Pensamentos
Deste ponto de vista, é fácil entender que se alimentar não é automático e que, se prestarmos atenção, encontraremos um pensamento que seja um gatilho ou um incentivo para que abandonemos o plano nutricional prescrito por nosso nutricionista.
Entenderemos também que, para ter sucesso, é necessário mudar o modo que pensamos, isto é, identificar, questionar e repensar os pensamentos que precedem o ato de nos alimentarmos, que a terapia comportamental cognitiva chama de “pensamento automático”.
Por eles passarem tão rapidamente em nossas mentes e não os percebemos, os pensamentos automáticos são mais fáceis de identificar a partir dos sentimentos que eles causam. Assim, eles podem ser identificados observando a mudança neles.
Para torná-lo ainda mais consciente de como os nossos pensamentos interferem no processo de mudança e, consequentemente, na perda de peso, quero compartilhar com vocês a lista de pensamentos automáticos desenvolvida por Judith Beck, uma grande psicóloga cognitivo-comportamental.
Nessa lista, Beck chama os pensamentos automáticos mais comuns para pessoas que estão em processo de perda de peso, para facilitar sua identificação e não sucumbir aos mesmos.
Seu pensamento para emagrecer está correto? Então leia a lista com bastante atenção e reserve algum tempo para pensar sobre a qualidade de seus pensamentos hoje em dia, confira:
1. Leitura Mental
Uma pessoa imagina que sabe o que as outras pessoas pensam, mas sem ter provas suficientes: Como por exemplo “Ele acha que eu sou gorda”.
2. Adivinhação do Futuro
A pessoa prevê o futuro com pensamentos de que a situação vai piorar ou que os seus medos estão prestes a acontecer: “Eu não consigo comer melhor”. Veja essas dicas para emagrecer com saúde, acesse o site Minha Vida.
3. Catastrofização
A pessoa acredita que o que aconteceu ou o que irá acontecer é tão terrível que ela não vai ser capaz de suportar: “Será o fim se eu falhar, e se eu não poder perder todo o peso que eu quero”.
4. Rotulação
A pessoa atribui a si mesma características um tanto negativos: Como por exemplo “Eu sou apenas uma gorda. Eu sou uma baleia e não tenho mais jeito.”
5. Desqualificação de Aspectos Positivos
A pessoa argumenta que as conquistas positivas, as conquistas próprias e alheias são triviais: Como por exemplo “Para ela é fácil de perder peso. Ela é magra de ruim. Eu emagreci porque eu estava doente”.
6. Supergeneralização
A pessoa percebe um modelo global de aspectos negativos baseado em apenas um único evento: “Ir ao shopping significa que vou comer demais”. O contrario de um bom pensamento para emagrecer.
7. Pensamento Dicotômico
A pessoa vê eventos ou pessoas por um conceito de “tudo ou nada”: “Já que eu sai da minha dieta hoje, eu vou comer de tudo e volto com a dieta amanhã”.
8. Atribuição de Culpa
A pessoa se concentra em uma outra pessoa como uma fonte de sentimentos negativos e se recusa a assumir a responsabilidade pela sua mudança: “Eu como só porcaria e não faço dieta, porque meu marido não come direito”.
Se estude, procure o pensamento para emagrecer correto, porque o autoconhecimento é o primeiro passo para uma mudança duradoura na sua vida!
Gostou desse artigo? Dê seu feedback (sua opinião) assim saberei se estou gerando valor paras as pessoas, obrigado.