Emagrecer Naturalmente

Adicione o texto do seu título aqui

Solicitamos a ajuda dermatologista Dra. Thais Pepe para nos explicar porque se formam na pele, principalmente das mulheres, as indesejadas estrias e como os temidos risquinhos brancos podem ser evitados.

As estrias se formam pela perda do colágeno na derme, que é o local que sustenta a pele. Existe um rompimento de fibras colágenas e elásticas pelo estiramento do local. Após o rompimento destas fibras ocorre um sangramento e assim, aparecem as estrias rubras, após a cicatrização do local elas ficam brancas. As estrias, na verdade, são cicatrizes na pele”, explica Dra. Thais, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Segundo um estudo publicado no Journal Of The European Academy od Dermatology and Venereology, as estrias acometem principalmente mulheres grávidas e adolescentes. Quanto mais jovem a mulher engravida, maior a chance de desenvolvê-las pois a pele é menos elástica.

Em peles morenas ou negras os cuidados preventivos devem ser ainda maiores. Essas pessoas possuem uma maior quantidade de melanina que auxilia na proteção contra os raios solares, porém tornam as estrias mais aparentes e mais difíceis de tratar.

estrias

 

A prevenção

Existem algumas formas de prevenir a formação das estrias. Uma delas é evitar a variação constante de peso, o chamado “efeito sanfona”. Engordar e emagrecer repetidas vezes pode favorecer o aparecimento das estrias pelo estiramento da pele.

Hidratar abundantemente a pele e o uso de cremes com derivados de retinóides (substâncias naturais ou sintéticas da vitamina A) também é bastante eficaz.

Também não podemos esquecer da alimentação, exagerar no consumo de gorduras e carboidratos simples (açúcares e doces), tomar pouca água e abusar do sal são hábitos que também dificultam a troca de líquidos no organismo, favorecendo a retenção de resíduos tóxicos e provocando estrias e também celulites.

E se elas já estão lá?

É possível recuperar completamente a região afetada e, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor o resultado final. Uma novidade é a radiofrequência microagulhada Eletroderme, que traz microagulhas de ouro que penetram profundamente na pele, promovendo coagulação, aquecimento e reorganização das fibras de colágeno (danificadas pela acne).

Neste tratamento, as agulhas ultrapassam a epiderme, emitindo ondas eletromagnéticas apenas nas camadas mais profundas da pele, preservando a superfície. Isso faz com que o aquecimento chegue até a 70ºC, estimulando a produção de colágeno e refazendo as fibras rompidas. Durante o procedimento, que dura em torno de 40 minutos, o paciente pode sentir leve aquecimento no local. Para que os resultados sejam satisfatórios, são necessárias, em média, três sessões com intervalos mensais.

Este é apenas um exemplo dos diversos tipos de tratamento oferecido em clínicas médicas e de estética. Cada corpo e tipo de organismo pode responder de forma diferente a cada um deles, por isso, converse sempre com o seu médico.

👉 Quer saber mais sobre o tratamento de estrias?✅ Clique no botão abaixo e adquira o e-book com o preço promocional.

Por Antonio Montano